A participar pela terceira vez na fase final de um Campeonato do Mundo, Roberto Martínez ultrapassou a fase de grupos pela segunda vez, depois de ter levado a Bélgica ao terceiro lugar no Mundial da Rússia, em 2018. Ainda assim, a prestação na primeira fase foi bem mais positiva há oito anos, dado que os diabos vermelhos venceram os três jogos e passaram no primeiro lugar. O mesmo se aplica à prestação do treinador espanhol em Campeonatos da Europa, onde passou em primeiro em 2021, com os belgas, e em 2024, já ao serviço de Portugal. Curiosamente, terminou ambas as edições nos quartos de final.
https://observador.pt/2026/06/28/diogo-segurou-tudo-e-mais-alguma-coisa-mas-para-que-a-cronica-do-colombia-portugal/
“Foi um jogo muito exigente, já esperávamos isso pelas condições climáticas e por jogarmos contra uma equipa sul-americana que parte o jogo, abre-se muito e tem situações de um contra um. Foi um teste muito valioso para nós porque precisamos disto para sabermos levar o jogo para onde queremos. Forçámos muito os nossos ataques e precisamos de controlo de bola. Precisamos de jogadores como o Vitinha. Precisamos de utilizar mais o seu talento na fase de construção e nos padrões ofensivos. Foi um teste muito valioso porque, quando o jogo é assim, mostramos muito caráter. Vimos o Diogo Costa a um grande nível. Este jogo ajuda muito a ajustar, alinhar e a crescer”, começou por dizer o selecionador nacional na flash-interview da FIFA.
“Tentámos ganhar. Precisamos de respeitar a Colômbia, é uma equipa que tem muita qualidade. Para nós era muito importante utilizar os jogadores. Já usámos 21 jogadores de campo no Mundial, o que é importante. Precisamos de utilizar o jogo para ajustar muitos aspetos. No Mundial os jogos não correm como esperamos e temos de estar preparados para ajustar. A equipa reagiu bem durante todo o jogo. A Colômbia teve muitos remates de longe. Defendemos a área muito bem. Agora é ajustar, melhorar e levar o jogo para onde queremos, com mais bola e controlo, utilizando melhor o talento individual. Isso faz parte do Mundial”, explicou, antes de falar sobre Cristiano Ronaldo.
https://twitter.com/xLP_oficial/status/2071043639564714006?s=20
“O Cristiano é o ponta de lança. É muito importante ajustar e sincronizar os seus movimentos com os outros dez jogadores. É isso que faz parte de crescer como equipa. O Cristiano está bem fisicamente. Controlámos ao vivo a informação física e ele esteve muito bem. Temos agora quatro dias para recuperar. Acompanhamos todos os jogadores ao mesmo nível”, concluiu Roberto Martínez.