(c) 2023 am|dev

(A) :: "O espírito do Irão permanece vivo e firme". Iranianos deixaram mensagem escrita à mão no balneário em Los Angeles

"O espírito do Irão permanece vivo e firme". Iranianos deixaram mensagem escrita à mão no balneário em Los Angeles

Seleção iraniana agradeceu a hospitalidade de Los Angeles numa nota escrita à mão após empatar com a Bélgica. Mensagem inclui hashtags em memória das vítimas do ataque dos EUA e Israel a uma escola.

Mariana Fernandes
text

Acompanhe o nosso liveblog sobre o Mundial 2026

O Irão deixou uma mensagem escrita à mão no balneário do SoFi Stadium, em Los Angeles, onde ontem defrontou a Bélgica, a agradecer a hospitalidade da cidade norte-americana.

“Da antiga Pérsia de há milhares de anos ao Irão civilizado de hoje, o espírito do Irão permanece vivo e firme. Viemos a Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade. Obrigado, Los Angeles, pela vossa hospitalidade. E obrigado a cada iraniano que deu o seu coração, voz e alma pelo Irão ao longo destes 180 minutos [os dois jogos que o Irão disputou na cidade]. Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”, pode ler-se no texto, escrito em inglês, divulgado pela Reuters.

A nota inclui ainda as hashtags #168 e #minab, em referência ao ataque dos EUA e de Israel à escola de raparigas Shajareh Tayyebeh, a 28 de fevereiro e na cidade iraniana de Minab, que culminou na morte de 168 pessoas entre crianças, professoras e pais.

https://twitter.com/Ramin_Rezaian_/status/2068822997415370885

De recordar que os iranianos, que estão concentrados na cidade mexicana de Tijuana, continuam a viajar para os EUA apenas na véspera dos jogos e abandonam o território norte-americano logo depois do apito final. O Irão empatou nas duas jornadas da fase de grupos, contra a Nova Zelândia (2-2) e a Bélgica (0-0), e tem chances de seguir em frente no Mundial 2026. Na última jornada defronta o Egito, em Seattle.