Morreu, poucos meses depois de celebrar o 100.º aniversário, Alan Greenspan, que fez cinco mandatos à frente do banco central mais poderoso do mundo, a Reserva Federal dos EUA.
“O Alan faleceu em nossa casa esta manhã, aos 100 anos, devido a complicações da doença de Parkinson”, disse Andrea Mitchell, que foi sua mulher nos últimos 29 anos, em comunicado citado pela NBC News.
Foi um gigante que ajudou a moldar a economia dos EUA durante décadas, sob presidentes de ambos os partidos, mas foi sempre honesto ao reconhecer os seus erros”, disse Andrea Mitchell.
“Para mim, foi o meu marido, que moldou a minha vida desde o nosso primeiro encontro em 1984. Tinha uma ‘exuberância irracional’ pelo basebol, pelos Washington Commanders, pelo ténis, pelo golfe e pela música, especialmente pelo jazz”, acrescentou Mitchell.
“Será recordado pela sua inteligência e pela sua bondade. Ser a sua companheira de vida foi a maior alegria da minha vida”, termina o comunicado.
https://observador.pt/especiais/alan-greenspan-1926-2026-o-maestro-da-politica-monetaria-que-no-final-admitiu-que-a-auto-regulacao-dos-bancos-nao-basta/